domingo, 23 de outubro de 2011

Falta integração entre o RH e o resto da empresa

Para Pete Sanborn, desafio do RH nos próximos anos será desenvolver estratégias capazes de se adaptar às transformações do ambiente econômico mundial

Por Letícia Arcoverde | Valor


SÃO PAULO - Embora tenham conseguido evoluir significativamente e conquistado um espaço mais estratégico dentro das empresas, os departamentos de recursos humanos não podem se acomodar. Um dos maiores desafios para os próximos anos será desenvolver estratégias capazes de se adaptar às transformações do ambiente econômico mundial, que hoje acontecem cada vez mais rapidamente. Essa é uma das principais conclusões que o americano Pete Sanborn, líder global de talentos e recompensas da Aon Hewitt, apresentou durante sua palestra no seminário promovido hoje pela consultoria em São Paulo. O evento antedece a entrega do prêmio "As Melhores na Gestão de Pessoas", concedido em parceria com o Valor. "O que deu certo até agora não é necessariamente o que vai garantir o sucesso no futuro", diz.
Além disso, Sanborn acredita na necessidade de mais integração tanto entre o departamento de recursos humanos com o resto da empresa quanto dentro da própria área de RH. "Vejo muita fragmentação entre funções atualmente quando, na verdade, todos deveriam trabalhar juntos", explica. Ele diz que o problema é consequência de um processo de especialização em tarefas específicas pelo qual muitos profissionais passaram, mas que isso atrapalha a gestão de pessoas dentro das empresas de uma maneira mais ampla.
Ao acompanhar as consultorias da Aon Hewitt em diversos países, Sanborn observou, no entanto, que as companhias estão trabalhando para mudar essa realidade – algumas, inclusive, reestruturando completamente seus departamentos de RH. Segundo ele, mesmo as mudanças simples, com os profissionais de gestão de pessoas conversando mais com outras áreas e participando de discussões para alinhar estratégias, podem trazer bons resultados.

(Letícia Arcoverde | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário