sábado, 15 de outubro de 2011

Sustentabilidade

A sustentabilidade está longe de ser apenas uma moda passageira. Em muitos países ao redor do mundo, ela representa a pedra fundamental dos negócios e da sociedade, influenciando decisões


Algumas pessoas dizem que a sustentabilidade é apenas uma moda passageira. Mas, para mim, não há qualquer dúvida de que a sustentabilidade é o único modelo de negócios que cria valor duradouro. Agir de forma sustentável mantém as empresas rentáveis, com vantagem competitiva decisiva e garante crescimento em longo prazo. Quanto mais sustentável, mais atraente nos tornamos para os investidores, clientes e funcionários. As empresas que são rigorosamente orientadas para a  stentabilidade são mais bem-sucedidas.
Os seres humanos estão consumindo os recursos do planeta em velocidade 1,5 vez mais rápida do que a capacidade da natureza em repor tais recursos.
A este ritmo, precisaremos de duas Terras em 2030. Além disso, os habitantes dos países em rápido crescimento e das cidades da Ásia, América Latina e do subcontinente indiano têm um compreensível desejo de alcançar um padrão de vida comparável ao dos seus congêneres no mundo
industrializado.
Mais do que nunca, é vital que seja estabelecido um equilíbrio entre crescimento e uso responsável dos recursos. Como pioneira na infraestrutura verde, a Siemens tem procurado, desde a sua fundação, em
1847, alcançar o sucesso das inovações tecnológicas que são de grande valor.
Empresas sustentáveis têm uma clara vantagem quando se trata de recrutar os melhores e mais brilhantes. Por quê? As empresas que estão focadas em sustentabilidade são claramente percebidas como sendo os empregadores mais atraentes. Devido à escassez de trabalhadores qualificados e à
competição por talentos em muitos países, este é agora um fator crucial para o sucesso de mercado. Um em cada três funcionários da Siemens trabalha no próspero campo da tecnologia ambiental. A Siemens Wind Power, que começou com um único trabalhador há seis anos, agora emprega 7 mil
pessoas.
A sustentabilidade também está desempenhando um papel cada vez mais importante nas decisões de investimentos. E não são apenas os fundos de sustentabilidade que solicitam dados ambientais e indicadores de gestão empresarial sustentável. Cada vez mais fundos de pensão e investidores
institucionais querem vê-los também. No prestigiado Dow Jones Sustainability Index, a Siemens é considerada a empresa mais sustentável em sua categoria.O Carbon Disclosure Project também nos coloca em 1º lugar.
Os clientes estão focados na sustentabilidade. Naturalmente, os produtos verdes só têm apelo de mercado generalizado se a sua aquisição compensar economicamente. E ela compensa. Consideremos a geração de energia: ao longo de sua vida, seis das nossas turbinas a gás de alta eficiência cortarão os custos, em uma concessionária na Flórida, em US$ 1 bilhão.
Os motores elétricos consomem até 45% menos energia - gerando potencial de economia, pois o  consumo pode representar quase 97% do custo total de um motor. Já a manutenção é responsável por cerca de 80% dos custos do ciclo de vida de um edifício. As tecnologias de construção da Siemens
podem reduzir este número em até 40%. A tecnologia ambiental tornou-se a indústria de liderança do século, a sustentabilidade está transformando toda a economia. A sustentabilidade está longe de ser apenas uma moda passageira. Em muitos países, ela representa a pedra fundamental dos negócios e da sociedade -influenciando as decisões dos investidores, clientes e funcionários.

by Peter Löscher é Presidente e CEO da Siemens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário